URAP associa-se à iniciativa da FIR

Tocha da Liberdade <br>e da Paz em Portugal

De hoje a 12 de Fe­ve­reiro, a Tocha da Li­ber­dade e da Paz vai per­correr Por­tugal. A ini­ci­a­tiva, pro­mo­vida pela Fe­de­ração In­ter­na­ci­onal de Re­sis­tentes (FIR), na qual a União de Re­sis­tentes An­ti­fas­cistas Por­tu­gueses (URAP) é fe­de­rada, pre­tende as­si­nalar e co­me­morar o 70.º ani­ver­sário do fim da II Guerra Mun­dial e da der­rota do nazi-fas­cismo.

A His­tória não seja es­que­cida nem adul­te­rada

A Tocha, sím­bolo da luta pela paz e pela li­ber­dade, está a passar por vá­rios países da Eu­ropa, num per­curso que ter­mi­nará em Berlim, no mês de Maio.

Esta ini­ci­a­tiva da FIR visa «não só co­me­morar esta data tão im­por­tante para os povos de todo o mundo», mas também «re­cordar todo o so­fri­mento im­posto pela bar­bárie nazi-fas­cista (que trouxe o horror dos campos de con­cen­tração nazis, mais de 50 mi­lhões de mortos e a des­truição) e ho­me­na­gear os re­sis­tentes, que se ba­teram he­roi­ca­mente pela li­ber­tação dos seus países e do mundo», in­forma a URAP, sa­li­en­tando a ne­ces­si­dade de «lutar para que esta ca­tás­trofe não se re­pita» e lem­brando «a ne­ces­si­dade de de­fesa dos va­lores da li­ber­dade, da de­mo­cracia e da paz».

En­volver a so­ci­e­dade

Em Por­tugal, a URAP, que se as­so­ciou à ini­ci­a­tiva da FIR, pro­curou en­volver au­tar­quias, co­lec­ti­vi­dades, es­colas, pro­fes­sores e ou­tras en­ti­dades.

Prevê-se, assim, que a Tocha chegue hoje ao dis­trito do Porto, in­te­grando, de manhã, uma sessão-aula para alunos da Es­cola Se­cun­dária de Gon­domar. À tarde, às 17.30 horas, tem lugar a sua re­cepção na Praça da Li­ber­dade, se­guindo de­pois para o Clube dos Fe­ni­anos Por­tu­enses, onde de­cor­rerá uma sessão pú­blica alu­siva ao 70.º ani­ver­sário da II Guerra Mun­dial, que con­tará com as in­ter­ven­ções de Viale Mou­tinho, jor­na­lista e es­critor, e Ma­rília Vil­la­verde Ca­bral, pre­si­dente da URAP. Estas ini­ci­a­tivas contam com o apoio da Uni­ver­si­dade Po­pular do Porto, da As­so­ci­ação dos Jor­na­listas e Ho­mens de Le­tras do Porto, da Uni­cepe, da Co­o­pe­ra­tiva Árvore, da União de Sin­di­catos do Porto e do Con­selho Por­tu­guês para a Paz e Co­o­pe­ração (CPPC).

No dia se­guinte, 30, este sím­bolo ruma até à ci­dade de Aveiro, dando azo a uma sessão-de­bate na Es­cola Se­cun­dária de Vagos.

A Tocha chega a Pe­niche no pri­meiro dia de Fe­ve­reiro. Com o apoio da Câ­mara Mu­ni­cipal, re­a­lizam-se, neste con­celho, di­versas ini­ci­a­tivas, no­me­a­da­mente uma vi­sita à For­ta­leza de Pe­niche e a inau­gu­ração, no mesmo local, às 10.30 horas, de uma ex­po­sição da URAP, que es­tará pa­tente até ao dia 5 de Abril. A «Ber­lengas Bike Team», da As­so­ci­ação Re­cre­a­tiva, Cul­tural e Des­por­tiva de Ferrel, e o «Vespas Clube do Oeste» le­varão, às 16 horas, a Tocha a vá­rios sí­tios do con­celho.

Ini­ci­a­tivas se­me­lhantes terão lugar, até 5 de Fe­ve­reiro, em Grân­dola e Loures, com o apoio das câ­maras mu­ni­ci­pais, bem como na Fre­guesia de Alhandra.

Par­ti­ci­pação mas­siva

No dia 6 de Fe­ve­reiro, a Tocha da FIR es­tará no Bar­reiro. De­pois de passar por vá­rias zonas ope­rá­rias do con­celho, será co­lo­cada, às 10 horas, no Largo do Mer­cado 1.º de Maio, onde acon­tece uma sessão so­lene e um con­junto de ou­tras ac­ti­vi­dades. No «Es­paço J», às 15 horas, re­a­liza-se uma sessão-con­versa, e, no final do dia, no Ci­ne­clube do Bar­reiro, pas­sará um filme sobre a II Guerra Mun­dial, se­guido de de­bate.

Também com o apoio das câ­maras mu­ni­ci­pais, no Seixal, no dia 7, este sím­bolo de paz dará o mote à inau­gu­ração de uma ex­po­sição da URAP, a que se junta um ciclo de ci­nema e uma sessão-de­bate, e no dia 8 es­tará em Se­túbal.

O con­celho de Al­mada re­cebe a Tocha no dia 10 de Fe­ve­reiro, es­tando pre­vistas di­versas ini­ci­a­tivas, como uma re­cepção ofi­cial na Câ­mara Mu­ni­cipal, a pas­sagem pelas 11 fre­gue­sias do con­celho e uma sessão so­lene no Fórum Romeu Cor­reia.

Este pé­riplo cul­mi­nará a 12 de Fe­ve­reiro em Lisboa, com a re­cepção da Tocha no Rossio, um cordão-hu­mano e uma sessão de en­cer­ra­mento das ac­ti­vi­dades da Tocha da Paz e da Li­ber­dade. Apoiam esta ini­ci­a­tiva a União de Sin­di­catos de Lisboa, As­so­ci­ação das Co­lec­ti­vi­dades do Con­celho de Lisboa, a Voz do Ope­rário, a Casa do Alen­tejo e o CPPC, entre ou­tras or­ga­ni­za­ções.




Mais artigos de: Nacional

Defender a Saúde

Mais de duas cen­tenas de pes­soas con­cen­traram-se, no sá­bado, junto ao Hos­pital Garcia de Orta (HGO), em Al­mada, em de­fesa do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde. No pro­testo exigiu-se a de­missão do Go­verno.

Évora tem <br>uma nova Biblioteca

No sá­bado, 24 de Ja­neiro, foi inau­gu­rado o Pólo de Lei­tura Pú­blica da Horta das Fi­gueiras. Este es­paço re­sultou da par­ceria entre a União das Fre­gue­sias de Ma­la­gueira e Horta das Fi­gueiras e a Bi­bli­o­teca Pú­blica de Évora.

Retomar <br>os caminhos de Abril

O Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), reunido no dia 17 de Janeiro, em Lisboa, decidiu solicitar uma audiência à presidente da Assembleia da República, a fim de apelar aos deputados que façam cumprir a Constituição da República, retomando...

Agravamento <br>das desigualdade <br>sociais na Madeira

A CDU da Madeira realizou no domingo, 25, uma iniciativa política no centro da cidade de Santa Cruz, com o objectivo de denunciar o agravamento das desigualdades sociais e os seus impactos, aos mais diversos níveis, nas populações e no desenvolvimento local e...

Brigada assinala <br>40 anos de carreira

A Brigada Victor Jara, fundada em 1975, lança em Março a discografia completa em CD para comemorar 40 anos de carreira. Para a edição da caixa comemorativa, que vai contar com os dez álbuns do grupo e um livro, foi criada uma campanha de recolha de fundos (disponível em...